quinta-feira, 14 de março de 2013

VAIDADE, VAIDADE. SERÁ QUE TUDO É VAIDADE?

Já dizia o sábio Salomão: "Vaidade e vaidade, tudo é vaidade."
E ele estava errado??? Óbvio que não.


Veja:


A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada.
A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.
Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, identifica com bastante facilidade um ser humano vaidoso, pois os dois vicios se complementam, e um é objeto do outro.
O que pelas lentes de alguns é asseio, glamour, fantasia, amor ao belo ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (ou parecer) vaidade. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaidade - acessado em 15/03/2013 - às 00:23hs).

Note que a vaidade  é algo a se pensar. Quando somos vaidosos, somos compelidos a fazer algo para chamar a atenção de outra pessoa, quando na verdade deveríamos ser satisfeitos conosco mesmo.
Por vezes, não se trata de vaidade, mas de simples paixão pelo belo e que pode ser interpretado por outra pessoa como vaidade.
Tenho o costume de dizer que eu me arrumo para mim, primeiramente, e para o meu esposo, porque, se eu não gostar do que estou vendo, certamente passará despercebido por meu esposo também.
Queridas, somos cristãs e como tal o Espírito Santo sempre nos orienta quanto ao nosso comportamento. 

Quantas vezes você estava prontinha para sair e precisou voltar para trocar de roupa ou sapato???
Eu, várias...

Outro dia, eu estava arrumando meu cabelo para ir a igreja, lavando, secando (até aí tudo bem), alisando e enrolando, quando o Espírito Santo bradou forte dentro de mim, "Para quê isto????" 
Eu estremeci e pensei, para que estou arrumando tanto este cabelo??, porventura sou eu quem vou brilhar na igreja hoje????
Parei na hora e depois deste episódio, todas as vezes que vou me vestir ou arrumar meu cabelo, peço orientação do Santo Espírito de Deus.
Pareço quadrada, pode ser, mas não quero ser vaidosa. Cuido da minha aparência, mas isto diz respeito somente a mim e ao meu esposo, a ninguém mais.

Em vez de sermos vaidosos, não seria melhor sermos humildes???? Olha o que Jó disse:

"Certo é que Deus não ouvirá a vaidade, nem atentará para ela o Todo-Poderoso." Jó 35.13

Quer dizer que eu não posso me arrumar, comprar e usar roupas e sapatos novos?? Acessórios e Bolsas que estou sendo vaidosa??

Eu amo uma peça nova no meu guarda-roupas, nem que seja uma meia, mas todo mês tem que ter algo diferente, porque eu me realizo. É algo meu, pessoal, ninguém está relacionado a isto.

Acho lindo uma mulher super arrumada, mas deixo as perguntas: "Para quem você está se arrumando?? Qual o propósito?? Deus está sendo glorificado em você??

Se suas respostas te satisfizerem e você sentir que satisfizeram a Deus. Amém.... Você está aprovada.

Um comentário:

  1. A verdade é que a vaidade nunca entrará no ceu. Quem é o ser que sempre quis mudar o que Deus fez? Exato, o inimigo. Deus nos fez perfeito jamais devemos mudar algo em nós.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!